Theme Colors
Layouts
Wide Boxed


A credencial ou o passaporte do peregrino é o sucessor dos documentos entregues aos peregrinos na idade média como salvo-conduto. Hoje em dia existe um modelo oficial da credencial distribuida e aceite pela Oficina do Peregrino da Diocese de Santiago de Compostela.

Este documento pode ser obtido presencialmente na Oficina do Peregrino ou em instituições autorizadas pela Catedral de Santiago para a sua distribuição.

A credencial oficial distribuida pela Catedral de Santiago está impressa em cartolina e é composta por dezasseis páginas que se abrem em forma de acordeão. A primeira página funciona como carta de apresentação e deverá ser preenchida pela instituição que a entrega, com os dados pessoais do peregrino.

Há também na parte de cima da primeira página um espaço destinado ao carimbo da entidade que entregou a credencial e na parte de baixo da mesma página, será colocada a data e o carimbo da Catedral uma vez cumprida a peregrinação.

A credencial também explica claramente que cada peregrino deverá colocar na credencial os carimbos de cada dia, pelo menos dos últimos 100 km em caso de peregrino a pé ou a cavalo e nos últimos 200 km se forem de bicicleta. As restantes páginas da credencial contêm pequenas quadrículas para se ir carimbando ao longo da peregrinação. Os carimbos conseguem-se normalmente em lugares onde se pernoita, como os albergues, mas também podem ser obtidos em associações jacobeias, paróquias, mosteiros, catedrais, hospedarias, câmaras municipais, juntas de freguesia e outros locais.


Considerações necessárias:


Benção & Oração do Peregrino

Benção

  • "Em nome de nosso Senhor Jesus Cristo, recebe este hábito bornal da tua peregrinação para que castigado e corrigido te apresses a chegar aos pés de Santiago, a onde anseias chegar, e para que depois de fazeres a peregrinação, regresses para junto de nós com alegria, com a ajuda de Deus, que vive e reina para todos os séculos Amém.
  • Receba este cajado; que seja apoio do teu andar e da dificuldade para o caminho da tua peregrinação, para que possas superar a turba do inimigo e chegar com segurança aos pés de Santiago e depois de feita a peregrinação voltar para junto de nós com alegria, com o consentimento do mesmo Deus, que vive e reina para todos os séculos e séculos, Amém"

(Codex Calixtinus. Sermão “Veneranda dies” LI, c XVII)

Oração

“Apóstolo Santiago, eleito entre os primeiros, tu foste o primeiro a beber o cálice do Senhor e és o grande protector dos peregrinos; Dái-nos forças na fé e alegria na esperança no nosso caminhar de peregrinos seguindo o caminho da vida cristã e corajem para que, finalmente, alcancemos a glória de Deus Pai. Amém”


Como obter a credencial:

A Associação dos Amigos do Caminho de Santiago de Viana do Castelo está desde 2005 autorizada a entregar a credencial ao peregrino. A entrega deste documento pressupõem regras pré-estabelecidas entre a Associação e a Oficina do Peregrino no qual é nosso desejo manter.

Todas as credenciais entregues aos peregrinos, salvo excepções, são preenchidas no acto da entrega e será sempre solicitado os seguintes elementos por peregrino:

A credencial poderá ser adquirida em 3 locais:

Cada credencial tem o custo de 2,00 euros.


Nota

A AACS-Viana não envia credencial(ais) por correio. O peregrino que pretenda adquirir este documento, deverá procurar na sua área de residência uma entidade autorizada com a mesma finalidade.