Theme Colors
Layouts
Wide Boxed


O Ano Jubilar Compostelano, também conhecido como Jubileu ou Ano Santo (Jacobeu) é celebrado desde a Idade Média, por disposição papal, quando o dia do apóstolo Santiago Maior (25 de julho), cujos restos mortais supostamente se encontram na catedral compostelana, coincide com um domingo, o que sucede habitualmente cada 6, 5, 6 e 11 anos. O último celebrou-se em 2010. O próximo será em 2021 e depois em 2027, 2032 e 2038.

O Jubileu Compostelano, que concede desde a sua origem indulgências especiais aos fiéis, estimulou a visita de peregrinos de toda a Europa à catedral de Santiago de Compostela. Esta celebração religiosa tem início da tarde do dia 31 de dezembro anterior ao início do Ano Jubilar e termina no mesmo dia, um ano depois. As cerimónias que assinalam o início e o fim desta celebração são a abertura e o encerramento da Porta Santa, situada na cabeceira da catedral compostelana.

Associado ao Ano Santo estão as indulgências plenárias (remissão completa das penas temporais para o perdão dos pecados) que a Igreja católica concede num período de tempo a quem se desloque a um santuário e cumpra determinados requisitos espirituais: ir ao Santuário com sentido espiritual, fazer uma oração pelas intenções do Papa e celebrar os sacramentos da Reconciliação e Eucaristia (quinze dias antes, durante ou depois da peregrinação). O Ano Santo é um tempo especial de renovação e purificação espiritual pessoal e comunitária. Esta celebração cristã vai beber as suas raízes a uma antiquíssima celebração judaica (Levítico 25).